Adaptação Escolar

Nossa capacidade de adaptação às novas situações não se pode comparar com a capacidade de uma criança quando se depara com pessoas e lugares diferentes como a escola. Nós levamos uma bagagem de experiências que fazem com que a adaptação seja uma situação mais suave e controlada. Na primeira infância, tudo é novo para a criança. E somente nós, os pais, podemos ajudá-las!

Pensando nisso a Escola Anjos da Terra separou algumas dicas para uma adaptação escolar mais tranquila:

- Pela manhã procure despertar seu(a) filho(a) com tempo para que tome o café da manhã ou a mamadeira tranquilamente e se dirija sem agonia à escola.

 


- Nos primeiros dias, leve a criança por algumas horas e pouco a pouco vá aumentando o horário. Cada criança necessita de seu tempo.

- Deixe que a criança leve, se assim o desejar, nos primeiros dias seu brinquedo favorito, algo que seja familiar e o mantenha unido com seu lar. (Uma chupeta, um cheirinho, um ursinho ou um brinquedo favorito)

- É importante demonstrar tranquilidade, segurança, mostrando que isso que você está fazendo é o certo, é algo bom. Cuide para não chorar na frente da criança, entregue-a para a professora com confiança. Você não imagina como passar essa confiança para seu(a) filho(a) fará a diferença.

-O choro é normal: É preciso entender que o choro é um movimento natural da criança, ela chora para expressar a sua vontade e necessidade. Ela chora, pois estranha o ambiente e deseja a segurança do colo da mãe/pai.

-As coisas podem mudar em casa: na rotina e no comportamento do seu(a) filho(a). Nas primeiras semanas algumas crianças podem ficar mais agitadas a noite e fazer mais birras durante o dia, ou o oposto, ficarem mais tranquilas e mais felizes (ou tudo ao mesmo tempo). Isso é normal, é muito particular de cada criança e faz parte desse processo de adaptação a nova rotina.

- Sempre que considerar necessário, fale com a Professora ou Coordenadora sobre suas dúvidas, inquietudes ou sobre alguma mudança observada na criança.

Permita que as coisas aconteçam naturalmente, respeite o seu tempo e o tempo do seu(a) filho(a), tudo dará certo e logo as coisas se acalmarão.

Desejamos um excelente ano escolar!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts em destaque

Espaços de vivência

27/09/2019

1/2
Please reload

Posts Recentes

January 22, 2020

September 27, 2019

September 3, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square