Buscar

Adaptação Escolar

O processo de adaptação escolar pode ser bastante complexo, tanto para os pais como para as crianças. Nesse momento, normalmente, surge uma insegurança para ambas as partes. Afinal, mesmo que a separação seja somente por algumas horas, ela pode ser dolorosa. Os pais sabem que um dia precisarão deixar os filhos mais independentes, porém, às vezes, são eles que acabam sentindo mais falta do convívio. Por isso, é necessário ser cauteloso para não passar mais insegurança para os pequenos.

É normal os pais fazerem pesquisas de escolas, conversar com os coordenadores pedagógicos e, inclusive, com outros pais, para entender como tornar esse processo mais tranquilo, além da preocupação de encontrar um ambiente seguro e agradável. No entanto, fazendo um planejamento para ajudar na transformação da rotina, o cenário pode se tornar bastante positivo e resultar em uma transição otimista para as crianças, para os pais e também para os professores.

Algumas crianças sofrem mais que outras com mudanças na rotina. Entretanto, em todo caso, é interessante conversar com antecedência sobre a escola e mudar gradualmente os hábitos. Em momentos de descontração, e de modo natural, comente sobre como ela é, o que se faz lá, e as chances de a criança frequentar esse ambiente. Depois, mostre a escola, faça o trajeto juntos, e se acostumem a acordar ou almoçar dentro do horário necessário para ir à escola. Portanto, é fundamental os adultos entenderem as mudanças significativas dessa fase infantil e passar seu conhecimento às crianças sobre a importância do convívio escolar.

Ao deixar a criança na escola se despeça com amor e segurança; jamais saia do ambiente escolar sem ela perceber. Diga que você voltará para buscá-la, transmita confiança e segurança a ela. A adaptação é um processo evolutivo e passageiro, mas a criança precisará muito do apoio da família e dos professores nesse novo momento.


Andréa Simone Gonçalves Dias

Orientadora Educacional



21 visualizações
Posts em destaque
Arquivo
Procurar por tags
  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram

© 2020 Anjos da Terra Educação Infantil | Todos os direitos reservados.