Buscar

Alimentação e Nutrição Escolar

É na infância que os hábitos alimentares são adquiridos e seguidos na vida adulta, por isso é importante estimular a formação de hábitos alimentares saudáveis o mais cedo possível. A escola desempenha papel indispensável na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação. Proporcionar um ambiente favorável à vivência de saberes e sabores favorece a construção de uma relação saudável da criança com o alimento. O cardápio escolar deve ser saudável e equilibrado, suprindo assim, as necessidades energéticas das crianças.

Com base nisso, a Escola Anjos da Terra vem fazendo a sua parte. A Escola conta com um super acompanhamento nutricional, representado pela nutricionista Larissa Zutter, que tem 11 anos de experiência na área de alimentação infantil e escolar. Todos mês ela traz receitas novas com a finalidade de ampliar o paladar das crianças, através de um cardápio diversificado, nutritivo, saudável e com foco em preparações caseiras.

O cardápio é preparado com matéria-prima de qualidade como manteiga ghee, azeite de oliva, óleo de coco, alimentos e cereais integrais, massas integrais e sem glúten, açúcar mascavo e demerara, sal de ervas, sal de ervas baby, pães integrais, molho de tomate caseiro, entre outros. Alimentos que não estão presentes no cardápio: óleo de soja, açúcar e sal refinados, café, achocolatados, embutidos, temperos industrializados, extrato de tomate, margarina, entre outros alimentos que não devem estar presentes na alimentação da criança. Como o intuito de evitar os industrializados e contemplar o caseiro e natural, a maioria das preparações são produzidas na escola.

Seguindo as orientações do Manual de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, o cardápio das crianças menores de 1 ano é isento de açúcar, sal, leite e derivados. Até 2 anos isento de açúcar e para os maiores de 2 anos, o cardápio é controlado em açúcar e sal.

O sal utilizado na escola é o sal de ervas para os maiores de 1 ano e sal de ervas baby para os menores de 1 ano (mix de ervas isenta de sal). Em relação ao açúcar, utiliza-se, com moderação, o mascavo ou demerara. Para as preparações doces isentas de açúcar, utilização o açúcar das frutas para adoçar (banana, uva passas, maçã, tâmaras, entre outras).

Entre os objetivos da escola com os serviços de Nutrição é de ampliar o paladar da criança, trazer nossas descobertas através do alimento e de promover uma geração mais saudável.


Nutricionista responsável Escola ANJOS DA TERRA: Larissa Zutter.



3 visualizações
Posts em destaque
Arquivo
Procurar por tags
  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram

© 2020 Anjos da Terra Educação Infantil | Todos os direitos reservados.