Projetos Pedagógicos - 2022
- Silvani Avi
- 12 de jul. de 2022
- 3 min de leitura
Já mencionamos aqui no blog que a escola é norteada por projetos e que estes projetos são selecionados de acordo com os interesses dos alunos, através de uma minuciosa observação do professor. Confira os projetos selecionados em vigor atualmente. E fique atendo as nossas redes sociais, periodicamente, divulgamos os trabalhos das turmas. Confira!

Projeto: Natureza que Educa
Turma: Berçário
Um projeto que vai transformar a prática pedagógica usando a natureza como recurso de ensino.
Desde o nascimento, as crianças observam e examinam ao seu redor, buscando informações sobre o mundo por meio dos sentidos. As experiências das crianças a torna capaz de perceber e entender o mundo social e natural. Brincar na natureza com as crianças é uma oportunidade de passar um tempo ao ar livre e de estimular o movimento e o uso do corpo. A ligação afetiva que se estabelece com o espaço, também favorece a preservação do meio ambiente.

Projeto: Semeando Arte
Turma: Maternal I
Um projeto que vai transformar a prática pedagógica usando a natureza como recurso de ensino.
Desde o nascimento, as crianças observam e examinam ao seu redor, buscando informações sobre o mundo por meio dos sentidos. As experiências das crianças a torna capaz de perceber e entender o mundo social e natural. Brincar na natureza com as crianças é uma oportunidade de passar um tempo ao ar livre e de estimular o movimento e o uso do corpo. A ligação afetiva que se estabelece com o espaço, também favorece a preservação do meio ambiente.

Projeto: Pequenos Fazendeiros
Turma: Maternal II
Este projeto possibilita trazer um pouco sobre o conhecimento de modo de vida na fazenda, bem como os animais que lá vivem, possibilitando de maneira lúdica e prazerosa que as crianças possam construir suas aprendizagens por meio de vivências que lhes permitam sentir diferentes sensações visuais, auditivas, táteis e gustativas.

Projeto: Debaixo D'Água
Turma: Jardim I
O tema “fundo do mar” é pertinente ao mundo natural em que a criança tem contato manifestando assim curiosidade e interesse. Pretende-se que as crianças possam ampliar seu universo a respeito deste assunto, entendendo como vivem as diferentes espécies, suas características e necessidades além dos cuidados necessários com a preservação ambiental.

Projeto: Da cabeça aos pés
Turma: Jardim II
Este projeto busca trazer novos conhecimentos e descobertas sobre o nosso tão magnífico corpo humano. Promover o conhecimento do ser humano, descobrindo e aprimorando os cinco sentidos através de momentos lúdicos e prazerosos.
Após questionarmos as crianças em roda de conversa sobre o que gostariam de aprender, elas demonstraram interesse nos seguintes temas: Corpo humano e regiões brasileiras. Por meio de uma votação individual e realização de um gráfico a turma escolheu aprender sobre o corpo humano.

Projeto: A Mala Brincante
Turma: Jardim III
Em roda de conversa, as professoras instigaram as crianças para a escolha do tema, a turma do Jardim III demonstrou curiosidade a respeito das mais diferenciadas brincadeiras e o funcionamento do corpo humano. Havendo dois temas escolhidos pela turma, realizamos o gráfico para a escolha de apenas um tema. Com o assunto escolhido, as crianças deram início aos relatos e imaginação despertando assim a curiosidade sobre brincadeiras.
Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. Propor às crianças um jeito diferente de brincar, resgatando, conhecendo e valorizando brincadeiras infantis antigas possibilitando momentos que desenvolvam suas habilidades cognitivas, seu potencial de reflexão e de construção do conhecimento, é de fundamental importância, pois é com o lúdico que ela experimenta a vida, resolve problemas e desenvolve a sua socialização. Neste sentido, o presente projeto pretende valorizar a importância das brincadeiras, relembrando brincadeiras já conhecidas pela turma, resgatando brincadeiras do passado, conhecendo as brincadeiras de diversas regiões.
Commentaires