top of page
Proposta Pedagógica

   O corpo docente do Espaço Educacional Infantil Anjos da Terra percebe e entende a necessidade de planejar e estruturar suas atividades pedagógicas de modo adequado, garantindo assim uma boa qualidade de ensino. Professores e alunos trocam experiências, compartilham novos conhecimentos e aprendizados; não trabalhamos individualmente, mas sim, com parceria e espírito de equipe. Assim, todos aprendem e crescem juntos. Atualmente a educação Infantil envolve várias questões; uma delas é o assumir as especificidades e rever concepções sobre infância, criança, educar, cuidar e aprender.

   Outra questão é entender que a educação para crianças com idade inferior a 6 anos, deve promover a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais da criança, considerando que ela é um ser completo e indivisível. Sendo assim, sabemos que a escola deve promover a experimentação e utilização dos recursos que se dispões para a satisfação de suas necessidades essenciais, fazendo com que a criança expresse seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados e agindo com progressiva autonomia.

   A Educação Infantil procura desenvolver a autoestima, a qual a criança vai adquirir aos poucos; a escolha; onde os bebês já se manifestam por meio de suas expressões faciais; o faz de conta, que permite o desenvolvimento mental de imagem e noções de organização; a interação, capacidade de relacionamento entre outras coisas; a imagem, onde o espelho é seu principal aliado. As brincadeiras são de grande importância na educação infantil; correr, pular, rolar, sentar, esconder, cantar, imitar, contar, rodar, faz com que a criança adquira novos conhecimentos brincando e interagindo com o outro. Devemos estar sempre atentos à evolução e aprendizado da criança; a manifestação de suas necessidades depende da compreensão e observação que o adulto tem sobre as fases de seu desenvolvimento. A Escola Anjos da Terra se fundamenta em teorias educacionais como a sócio-interacionista, baseada nos pensamentos de Lev Vygotsky;

 

Objetivo Geral

           

  • Visar o conhecimento integral do aluno.

  • Desenvolver a autonomia e criticidade.

  • Estabelecer vínculos para socialização.

  • Desenvolver relações de cooperação, cuidado e afeto com o outro.

  • Descobrir as manifestações culturais e valorizar a diversidade.

 

Objetivo Específico

 

  • Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, confiante em suas capacidades e percepção de suas limitações;

  • Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;

  • Estabelecer vínculos afetivos e de troca entre adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;

  • Demonstrando atitudes estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista, interagindo com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;

  • Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuem para sua conservação;

  • Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

  • Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;

  • Conhecer algumas manifestações culturais, de interesse, respeito e participação, valorizando a diversidade;

proposta.png
bottom of page