A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- Juliana Roepcke
- 22 de mar. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 23 de mar. de 2022
A tecnologia já faz parte de nossas vidas há muito tempo e tem contribuído de maneira significativa para a evolução do mundo. Como se pode perceber, ela está sempre e cada vez mais presente em nosso cotidiano, nas mais diversas áreas.
E na escola, não seria diferente. Diante disso, observou-se a necessidade de unir a tecnologia com a pedagogia para que, juntas, possam investir na capacidade criativa das crianças ainda na primeira infância. Estimular a criatividade infantil é oferecer condições para que no futuro as crianças possam resolver os mais diversos desafios relacionados a diferentes áreas.
Observando e compreendendo essa demanda, a Escola Anjos da Terra, desde o ano de 2017, em parceria com a Robomind - Robótica Educacional, tem em sua grade curricular nas turmas de Jardins as aulas de Educação Tecnológica.
O desenvolvimento do pensar tecnológico é um dos principais objetivos dessa modalidade curricular. O contexto dessas aulas traz, de maneira lúdica, oportunidades de desenvolvimento dessa forma de pensamento.
Em cada encontro, a turma recebe um desafio em que precisa pensar em uma solução e desenvolvê-la construindo com os materiais do Kit Lego Education. A resolução do desafio pode ser feita de maneira individual ou em pequenos grupos, conforme a proposta. Após o momento de construção, a criança ou o grupo, apresenta a mesma para a turma relatando como chegou a esse resultado.
Através de uma metodologia que privilegia o trabalho em equipe e a resolução de problemas, essas aulas oferecem oportunidades de experiências de aprendizagem efetivas para o desenvolvimento acadêmico, social e cognitivo da criança.
Comentarios